`Por Grupo Biofísica Pedagótica
Eliminação de jogadores
Um jogo com a mecânica de Eliminação de Jogadores possui como um dos seus objetivos estratégicos a saída de seus adversários. Muitos jogos possuem essa mecânica, como por exemplo, Zombicide: Black Plague; King of Tokyo; Neuroshima Hex, Fórmula D e Coup. Para ilustrar como se configura um jogo com essa mecânica, segue um link explicando:
Sistema de pontos em ação
Essa mecânica parece um pouco mais complexa do que a comentada acima. Ela é baseada em pontos de ação: onde cada jogador tem um certo número desses pontos por rodada, e o desenrolar do jogo corresponde à utilização desses pontos até que o jogador não os tenha o suficiente para usá-los.
Existem vários jogos desse tipo, como por exemplo o Pandemic, Zombicide e o Black Plague. Segue o link de um vídeo que explica como funciona o jogo Pandemic: https://www.youtube.com/watch?v=1zm7s1CFEjI.
Colocação de peças
Esse tipo de mecânica está presente em jogos em que o jogador precisa colocar peças para ganhar pontos. Colocar essas peças não é uma atividade aleatória, normalmente ela segue regras específicas para fazer sentido. Existem muitos jogos desse tipo, como por exemplo a Masmorra de dados. Para entender melhor a lógica desse jogo, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=JkZy2VskKts.
Marcadores e Hexágonos
Uma mecânica muito usada em jogos de guerra é a de Marcadores e Hexágonos. Nessa mecânica o objetivo é o jogador adicionar marcadores em mapas formados por hexágonos. Alguns exemplos de jogos desse tipo são Twilight Imperium Third Edition (jogo de construção de impérios com conflito interestelar, comércio, e luta pelo poder) e Neuroshima Hex. Para entender essa mecânica assista o vídeo no link com explicações sobre o jogo Neuroshima Hex (que também possui a mecânica de colocação de peças):
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário