Vou apresentar pra vocês as mecânicas que sorteei na última aula. Os textos explicativos estão acompanhados de vídeos para entender melhor as mecânicas. Na aula, falarei sobre 2 dessas mecânicas, além de "colocarmos a mão na massa". Até lá e boa leitura!
1. Action [Atuação]: Nesta mecânica, muito comum em RPG mas
não exclusiva desse tipo de jogo, os jogadores vivem um personagem, são atores
dentro do jogo. Ex: Jogo da Fronteira; Sim, Mestre das Trevas.
Conheça o jogo Sim, Mestre das Trevas com esses 2 links:
O jogo para comprar: https://loja.galapagosjogos.com.br/produtos/sim-mestre-das-trevas-edicao-verde
Nerd’s Overview sobre o jogo: https://www.youtube.com/watch?v=ROoUlD9umLc
O famoso RPG Dungeons and Dragons em The Big Bang Theory: https://www.youtube.com/watch?v=3xqE-cO_dWk
13. Cooperative Play [Jogo cooperativo - todos contra o
tabuleiro]: para esta mecânica, dois fatores são OBRIGATÓRIOS: todos os
jogadores jogam juntos contra o tabuleiro E o jogo possui regras que simulam a
IA (inteligência artificial) do tabuleiro. Se algum desses dois fatores não
estiver presente no jogo, ele NÃO É cooperativo. Essa mecânica proporciona
interatividade, cooperação e tomada de decisões. Ex: Zombicide, Arkham Horror,
Pandemic, Elder Sign, Escape.
Assista à apresentação de Pandemic: https://www.youtube.com/watch?v=iIs0r-cE3sY
16. Deck/Pool Building [Jogo de construção por cartas]: os
jogadores começam o jogo com um conjunto de cartas ou peças, e vão adicionando
outras ao longo do jogo.
Alguns exemplos de jogos: Dominion, Mage Knight, NightFall,
Ascencion: Chronicle of the Godslayer, Miskatonic School for Girls, Arcana e
Thunderstone.
O que é Dominion? https://www.youtube.com/watch?v=Jo_P3Hfa7hY
19. Hand Management [Administração de cartas]: São jogos que
usam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no
jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um
objetivo ou ganhar pontos, varia muito do estilo do jogo. Gerenciamento de mão,
como também é conhecida a mecânica, permite que o jogador trace estratégias
para a vitória a partir das cartas que tem na mão e as que pegar ao longo do
jogo.
Alguns exemplos de
jogos: Zombicide, Mage Knight, Mansions of Madness, Rex: Final days of an
Empire, Miskatonic School for Girls, Nightfall, Dominion e Race for the galaxy.
Veja uma partida de Dominion: https://www.youtube.com/watch?v=eQjHHqG7D1w
24. Paper and Pencil [Papel e Caneta]: jogos tipo jogo da
velha, Clue (Detetive), Stop, Forca, em que o jogador usa papel e lápis
(caneta) para anotar, criar combinações de letras, números e, enfim, jogar.
A evolução da Adedanha: https://www.youtube.com/watch?v=atczZ5Ri6-A
51. Worker Placement [Alocação de Trabalhadores]: “Na versão
mais tradicional dessa mecânica existe um espaço comum (normalmente o próprio
tabuleiro) com diversas áreas, cada uma correspondendo a uma determinada ação
(por exemplo: na floresta pega madeira, no rio pesca, na cidade constrói, etc).
Cada jogador tem uma certa quantidade de workers (que podem ser meeples de
madeira, dados, cubos, etc) e, um de cada vez, vão alocando-os nessas áreas e
realizando as ações pertinentes. A estratégia dessa mecânica está na escolha da
área e no momento em que você alocará o seu worker na mesma, já que é comum
algumas permitirem um único worker, outras permitirem vários, algumas terem um
custo mais elevado, outras custarem menos, etc. Então nem todas as ações podem
ser usadas por todos os jogadores em uma rodada. Normalmente os jogadores tem
um número limitado de peças que pode usar no processo.”
Alguns exemplos de
jogos: Dungeon Lords, Agricola, Caylus, Lords of Waterdeep, Stone Age, Pillars
of the Earth, Tribune e Dominant Species.
Veja o unboxing de Agricola: https://www.youtube.com/watch?v=qS9W831zOt4
Fontes consultadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário