quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Mecânicas de jogos

Olá, pessoal! 
Vou apresentar pra vocês as mecânicas que sorteei na última aula. Os textos explicativos estão acompanhados de vídeos para entender melhor as mecânicas. Na aula, falarei sobre 2 dessas mecânicas, além de "colocarmos a mão na massa". Até lá e boa leitura!





1. Action [Atuação]: Nesta mecânica, muito comum em RPG mas não exclusiva desse tipo de jogo, os jogadores vivem um personagem, são atores dentro do jogo. Ex: Jogo da Fronteira; Sim, Mestre das Trevas.

Conheça o jogo Sim, Mestre das Trevas com esses 2 links:


Nerd’s Overview sobre o jogo: https://www.youtube.com/watch?v=ROoUlD9umLc

O famoso RPG Dungeons and Dragons em The Big Bang Theory: https://www.youtube.com/watch?v=3xqE-cO_dWk


13. Cooperative Play [Jogo cooperativo - todos contra o tabuleiro]: para esta mecânica, dois fatores são OBRIGATÓRIOS: todos os jogadores jogam juntos contra o tabuleiro E o jogo possui regras que simulam a IA (inteligência artificial) do tabuleiro. Se algum desses dois fatores não estiver presente no jogo, ele NÃO É cooperativo. Essa mecânica proporciona interatividade, cooperação e tomada de decisões. Ex: Zombicide, Arkham Horror, Pandemic, Elder Sign, Escape.

Assista à apresentação de Pandemic: https://www.youtube.com/watch?v=iIs0r-cE3sY


16. Deck/Pool Building [Jogo de construção por cartas]: os jogadores começam o jogo com um conjunto de cartas ou peças, e vão adicionando outras ao longo do jogo.
Alguns exemplos de jogos: Dominion, Mage Knight, NightFall, Ascencion: Chronicle of the Godslayer, Miskatonic School for Girls, Arcana e Thunderstone.



19. Hand Management [Administração de cartas]: São jogos que usam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos, varia muito do estilo do jogo. Gerenciamento de mão, como também é conhecida a mecânica, permite que o jogador trace estratégias para a vitória a partir das cartas que tem na mão e as que pegar ao longo do jogo.

Alguns exemplos de jogos: Zombicide, Mage Knight, Mansions of Madness, Rex: Final days of an Empire, Miskatonic School for Girls, Nightfall, Dominion e Race for the galaxy.

Veja uma partida de Dominion: https://www.youtube.com/watch?v=eQjHHqG7D1w


24. Paper and Pencil [Papel e Caneta]: jogos tipo jogo da velha, Clue (Detetive), Stop, Forca, em que o jogador usa papel e lápis (caneta) para anotar, criar combinações de letras, números e, enfim, jogar.



51. Worker Placement [Alocação de Trabalhadores]: “Na versão mais tradicional dessa mecânica existe um espaço comum (normalmente o próprio tabuleiro) com diversas áreas, cada uma correspondendo a uma determinada ação (por exemplo: na floresta pega madeira, no rio pesca, na cidade constrói, etc). Cada jogador tem uma certa quantidade de workers (que podem ser meeples de madeira, dados, cubos, etc) e, um de cada vez, vão alocando-os nessas áreas e realizando as ações pertinentes. A estratégia dessa mecânica está na escolha da área e no momento em que você alocará o seu worker na mesma, já que é comum algumas permitirem um único worker, outras permitirem vários, algumas terem um custo mais elevado, outras custarem menos, etc. Então nem todas as ações podem ser usadas por todos os jogadores em uma rodada. Normalmente os jogadores tem um número limitado de peças que pode usar no processo.”
Alguns exemplos de jogos: Dungeon Lords, Agricola, Caylus, Lords of Waterdeep, Stone Age, Pillars of the Earth, Tribune e Dominant Species.

Veja o unboxing de Agricola: https://www.youtube.com/watch?v=qS9W831zOt4


Fontes consultadas:


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