quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MECÂNICA DE JOGOS


Por: Elane Maria Farias de Carvalho


Movimento Ponto-a-Ponto
A mecânica de Movimento Ponto a Ponto consiste em jogos onde alguns pontos no tabuleiro que podem ser ocupados por personagens ou marcadores (ex: Cidades em um mapa). Esses pontos são conectados por linhas e movimentos entre pontos geralmente só podem ser executados por essas linhas.


Descrição:

Em Eldritch Horror, de um a oito jogadores assumem o papel de investigadores que andam pelo mundo, trabalhando juntos, e devem resolver mistérios relacionados aos Grandes Antigos cuja intenção é a destruição global. Nessa busca você pode reunir pistas, encontrar situações estranhas, lutar contra monstros e embarcar em expedições ousadas. Você tem a coragem de salvar o mundo?

Eldritch Horror é uma corrida contra o mal que se espalha pelo mundo. Você e um grupo de investigadores irão viajar para as principais cidades do mundo, desertos remotos, enquanto trabalham para evitar a destruição de toda a terra.
Cada elemento do Eldritch Horror é projetado para você mergulhar no tema da narrativa de horror e aventura mundiais. À medida que o jogo se desenrola, a narrativa tecida ao longo de cada elemento presento no jogo intensifica a tensão.

Inspirado no jogo de tabuleiro Arkham Horror, e localizado nos mesmos mistérios do Mythos, Eldritch Horror apresenta uma aventura global única para aquelas almas corajosas o suficiente para embarcar nesta viagem.

Mecânicas:



Descrição
O mundo está à beira de um desastre. Em Pandemic Legacy, sua equipe de combate a doenças deve manter quatro doenças mortais na baía por um ano inteiro. A cada mês terão novas surpresas, e suas ações em cada jogada terá repercussões sobre a próxima. Você vai deixar que as cidades caiam para as doenças? A sua equipe será suficiente para manter os vírus na baía por um ano inteiro?


Crie sua própria experiência com Pandemic Legacy:
• Uma mudança épica sobre os mecanismos clássicos de Pandemic.
• Elementos em constante mudança significa que cada jogo será exclusivo para o seu grupo.
• Molde o mundo, os personagens, e até mesmo as doenças.

Pandemic Legacy começa com o que será um dos piores anos da história humana. Se é o pior ano os jogadores têm de se unir para salvar o mundo. Ao contrário de Pandemic, as medidas tomadas num jogo de Pandemic Legacy afetam todos os jogos futuros. Os personagens vão mudar. Alguns podem ser perdidos. Heróis surgirão. E, claro, há as doenças, que começam sob controle, mas em breve...

Mecânicas:



Descrição
Kanban - palavra japonesa para outdoor - é um termo para as pistas visuais que podem ser usados ​​em uma linha de montagem eficiente, a fim de agilizar o fluxo de trabalho. Estes sinais mostram aos trabalhadores tudo o que eles precisam, onde eles precisam, quando eles precisam para criar um (JIT) sistema de produção just-in-time.

A configuração para o jogo Kanban: Automotive Revolution é uma linha de montagem. Os jogadores são os gestores ambiciosos que estão tentando impressionar o conselho de administração, a fim de alcançar tão alto quanto possível uma posição na empresa e proteger suas carreiras. Com promoções, os jogadores têm vantagens na fábrica, como mais espaço para armazenar materiais preciosos e maior prestígio para acelerar a sua subida. Através de uma gestão sólida, você deve se esforçar para brilhar ao lado de seus pares. Você precisa gerenciar fornecedores e suprimentos, melhorar as peças de automóveis, inovar - qualquer coisa para ficar na vanguarda, ou colocar suas mãos gordurosas na linha de montagem, a fim de aumentar a produção. Você deve exercer com sabedoria a escolha de quais projetos você deve começar, selecionando apenas aqueles que lhe darão a vantagem e evitando aqueles que irão afundá-lo ou fazer com que o impensável - a falha - diminuiria você nos olhos do Conselho.

Ao longo do jogo, você convence o Conselho para ajudar a Fábrica a desenvolver e melhorar as peças de automóveis. Você faz uso sagaz dos fornecedores externos e os suprimentos limitados de fábrica. Porque a fábrica deve ser executada com a máxima eficácia, e a produção não espera por você ou para erros.

Mecânicas:


Descrição
Em Speculation, os jogadores compram e vendem ações, tentando ter mais dinheiro no final do jogo que seus oponentes.

Cada jogador tem uma mão de nove cartas, oito delas coincidem com as ações de empresas que estão disponíveis para compra, enquanto a nona carta é uma carta "Bank Holiday". Cada uma das oito empresas tem 2-5 shares disponíveis, dependendo do número de jogadores, e cada jogador começa com uma quota sorteada aleatoriamente. No início do jogo, coloque seis tiles de movimento (numeradas 1-6) em um saco e seis peças de ação (x3 comércio, um Ranking, Ranking -1, nenhuma ação) em outro saco, e a diversão começa!




Por: Valéria Monção Vasconcellos



Dominó é o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo.
O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é dívida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.
MECÂNICA DO JOGO
A mecânica de Colocação de Peças consiste em jogos em que o jogador deve colocar Peças (Tiles), geralmente obedecendo regras especificas, para ganhar pontos.
A mecânica de Construção a partir de modelo consiste em jogos onde os jogadores colocam componentes do jogo em padrões específicos a fim ganhar pontos ou algum bônus.
A mecânica de Reconhecimento de Padrão consiste em jogos onde geralmente o jogador deve reconhecer padrões como números em sequência ou cores certas para poder realizar a jogada.
DOMÍNIO
Jogo abstrato

RELAÇÃO DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional. Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa.




É a tradução da palavra japonesa para "fogos de artifício". É um jogo cooperativo no qual os jogadores tentam criar o show perfeito de fogos de artifício, colocando as cartas na mesa na ordem certa.
O baralho é composto por cinco cores diferentes de cartas, numeradas de 1-5 em cada cor. Para cada cor, os jogadores tentam colocar uma linha na ordem correta 1-5. Parece fácil, certo? Bem, não exatamente. Como neste jogo você segura suas cartas de modo que elas são visíveis apenas para os outros jogadores.
Para ajudar outros jogadores a jogar uma carta, você deve dar-lhes dicas sobre os números ou as cores. Os jogadores devem agir como uma equipe para evitar erros e terminar a queima de fogos antes que acabe as cartas.

MECÂNICA DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o jogador.
A mecânica de Colocação de Peças consiste em jogos em que o jogador deve colocar Peças (Tiles), geralmente obedecendo regras especificas, para ganhar pontos.
A mecânica Cooperativo consiste em dois fatores OBRIGATÓRIOS: todos os jogadores (sem exceção) jogam juntos contra o tabuleiro E o jogo possui regras que simulam a IA (inteligência artificial) do tabuleiro. Se algum desses dois fatores não estiver presente no jogo, ele NÃO É cooperativo.
A mecânica de Memória consiste no jogador guardar na sua memória peças, valores, detalhes para conseguir atingir o seu objetivo. A ideia central é ser obrigado a lembrar algo que é memorizado.

DOMÍNIO
Jogo familiar

RELAÇÃO DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Através do Hanabi, podemos trabalhar com a ideia de cooperação. Esse jogo favorece a memorização, colaborando com o entretenimento e a aprendizagem, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.


Piratas fazem de tudo em busca de fortuna e tesouros. Em Piratas! você é um capitão de um navio e deve juntar o tesouro antes dos seus adversários, para isso vale saquear, pilhar e guerrear! Juntando 5 tesouros você deve cuidar para não ser saqueado e acabar sendo reconhecido como a grande lenda dos 7 mares.

MECÂNICA DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o jogador.
A mecânica de Colecionar Componentes consiste em encorajar os jogadores a colecionar um conjunto de itens.
A mecânica Toma Essa consiste em jogos onde o jogador ataca diretamente outros jogadores, fazendo-o perder pontos de vida ou algo valioso, impedindo seu progresso no jogo. Jogos com essa mecânica geralmente possuem um alto grau de interação entre os jogadores.

DOMÍNIO
Jogos Festivos

RELAÇÃO DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
O jogo do Pirata vem colaborar com o processo de desafio, pois o aluno se torna agente do seu aprendizado, formulando hipóteses, onde a disputa se torna um processo dinâmico e lúdico.



Sim, Mestre das Trevas! é um party game com tema de fantasia com uma pegada leve e bem humorada. Para jogar você precisa apenas de uma pitada de pensamento rápido, alguns amigos e a vontade de se divertir muito.

O jogo é simples de aprender e fácil de jogar. Os perversos Servos de Rigor Mortis, o único e verdadeiro Gênio do Mal, retornam para casa após fracassarem pela milionésima vez em uma missão e precisam se justificar perante seu Mestre, inventando histórias, dando desculpas esfarrapadas e jogando a culpa em seus comparsas o máximo que for possível.

A pessoa que jogar como o Gênio do Mal também tem um papel importante no jogo. Ele possui poder absoluto, e os Servos são seus comandados. Ele pode optar por puni-los ou continuar escutando suas explicações. Ele julga se suas desculpas fazem sentido ou se um dos Servos está hesitante ou desrespeitoso demais.

E para aqueles que não conseguirem inventar nenhuma desculpa, ele distribui Olhares Fulminantes...

MECÂNICA DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o jogador.
A mecânica de Seleção de Cartas consiste em jogos onde geralmente o jogador deve escolher cartas a partir de um limitado número de cartas disponíveis, geralmente de uma área comum.
A mecânica de Negociação consiste nos jogadores trocarem itens de jogo entre si. Por exemplo, os jogadores trocam diferentes tipos de feijão em Bohnanza, enquanto no Catan eles trocam recursos.
A mecânica Toma Essa consiste em jogos onde o jogador ataca diretamente outros jogadores, fazendo-o perder level, pontos de vida ou algo valioso, impedindo seu progresso no jogo. Jogos com essa mecânica geralmente possuem um alto grau de interação entre os jogadores.

DOMÍNIO
Jogos Festivos

RELAÇÃO DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Esse é um tipo de jogo que possui características que vão auxiliar no crescimento físico e mental do jogador, sendo classificado como recreativo, cooperativo e narrativo. Neste jogo narrativo, a estória não é simplesmente compreendida pelas pessoas, ela é vivida e significada em processos narrativos que transformam essas pessoas em personagens ativos.

Grupo Dédalo

Referência Bibliográfica

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