Por: Elane Maria Farias de Carvalho
Movimento Ponto-a-Ponto
A mecânica de Movimento Ponto a
Ponto consiste em jogos onde alguns pontos no tabuleiro que podem ser ocupados
por personagens ou marcadores (ex: Cidades em um mapa). Esses pontos são
conectados por linhas e movimentos entre pontos geralmente só podem ser
executados por essas linhas.
Descrição:
Em Eldritch
Horror, de um a oito jogadores assumem o papel de investigadores que andam pelo
mundo, trabalhando juntos, e devem resolver mistérios relacionados aos Grandes
Antigos cuja intenção é a destruição global. Nessa busca você pode reunir
pistas, encontrar situações estranhas, lutar contra monstros e embarcar em
expedições ousadas. Você tem a coragem de salvar o mundo?
Eldritch Horror é uma corrida contra o mal que se espalha pelo mundo. Você e um grupo de investigadores irão viajar para as principais cidades do mundo, desertos remotos, enquanto trabalham para evitar a destruição de toda a terra.
Cada elemento do Eldritch Horror
é projetado para você mergulhar no tema da narrativa de horror e aventura
mundiais. À medida que o jogo se desenrola, a narrativa tecida ao longo de cada
elemento presento no jogo intensifica a tensão.
Inspirado no jogo de tabuleiro Arkham Horror, e localizado nos mesmos mistérios do Mythos, Eldritch Horror apresenta uma aventura global única para aquelas almas corajosas o suficiente para embarcar nesta viagem.
Mecânicas:
Cooperativo, Jogadores com Diferentes Habilidades, Movimento Ponto-a-Ponto, Narração de Histórias, Rolagem de Dados
Descrição
O mundo está à beira de um
desastre. Em Pandemic Legacy, sua equipe de combate a doenças deve manter
quatro doenças mortais na baía por um ano inteiro. A cada mês terão novas
surpresas, e suas ações em cada jogada terá repercussões sobre a próxima. Você
vai deixar que as cidades caiam para as doenças? A sua equipe será suficiente
para manter os vírus na baía por um ano inteiro?
Crie sua própria experiência com Pandemic Legacy:
• Uma mudança épica sobre os mecanismos clássicos de Pandemic.
• Elementos em constante mudança significa que cada jogo será exclusivo para o seu grupo.
• Molde o mundo, os personagens, e até mesmo as doenças.
Pandemic Legacy começa com o que será um dos piores anos da história humana. Se é o pior ano os jogadores têm de se unir para salvar o mundo. Ao contrário de Pandemic, as medidas tomadas num jogo de Pandemic Legacy afetam todos os jogos futuros. Os personagens vão mudar. Alguns podem ser perdidos. Heróis surgirão. E, claro, há as doenças, que começam sob controle, mas em breve...
Mecânicas:
Gestão de Mão, Colecionar
Componentes, Negociação, Cooperativo, Jogadores
com Diferentes Habilidades, Movimento
Ponto-a-Ponto, Sistema de
Pontos de Ação
Descrição
Kanban - palavra japonesa para
outdoor - é um termo para as pistas visuais que podem ser usados em uma linha
de montagem eficiente, a fim de agilizar o fluxo de trabalho. Estes sinais
mostram aos trabalhadores tudo o que eles precisam, onde eles precisam, quando
eles precisam para criar um (JIT) sistema de produção just-in-time.
A configuração para o jogo Kanban: Automotive Revolution é uma linha de montagem. Os jogadores são os gestores ambiciosos que estão tentando impressionar o conselho de administração, a fim de alcançar tão alto quanto possível uma posição na empresa e proteger suas carreiras. Com promoções, os jogadores têm vantagens na fábrica, como mais espaço para armazenar materiais preciosos e maior prestígio para acelerar a sua subida. Através de uma gestão sólida, você deve se esforçar para brilhar ao lado de seus pares. Você precisa gerenciar fornecedores e suprimentos, melhorar as peças de automóveis, inovar - qualquer coisa para ficar na vanguarda, ou colocar suas mãos gordurosas na linha de montagem, a fim de aumentar a produção. Você deve exercer com sabedoria a escolha de quais projetos você deve começar, selecionando apenas aqueles que lhe darão a vantagem e evitando aqueles que irão afundá-lo ou fazer com que o impensável - a falha - diminuiria você nos olhos do Conselho.
Ao longo do jogo, você convence o Conselho para ajudar a Fábrica a desenvolver e melhorar as peças de automóveis. Você faz uso sagaz dos fornecedores externos e os suprimentos limitados de fábrica. Porque a fábrica deve ser executada com a máxima eficácia, e a produção não espera por você ou para erros.
A configuração para o jogo Kanban: Automotive Revolution é uma linha de montagem. Os jogadores são os gestores ambiciosos que estão tentando impressionar o conselho de administração, a fim de alcançar tão alto quanto possível uma posição na empresa e proteger suas carreiras. Com promoções, os jogadores têm vantagens na fábrica, como mais espaço para armazenar materiais preciosos e maior prestígio para acelerar a sua subida. Através de uma gestão sólida, você deve se esforçar para brilhar ao lado de seus pares. Você precisa gerenciar fornecedores e suprimentos, melhorar as peças de automóveis, inovar - qualquer coisa para ficar na vanguarda, ou colocar suas mãos gordurosas na linha de montagem, a fim de aumentar a produção. Você deve exercer com sabedoria a escolha de quais projetos você deve começar, selecionando apenas aqueles que lhe darão a vantagem e evitando aqueles que irão afundá-lo ou fazer com que o impensável - a falha - diminuiria você nos olhos do Conselho.
Ao longo do jogo, você convence o Conselho para ajudar a Fábrica a desenvolver e melhorar as peças de automóveis. Você faz uso sagaz dos fornecedores externos e os suprimentos limitados de fábrica. Porque a fábrica deve ser executada com a máxima eficácia, e a produção não espera por você ou para erros.
Mecânicas:
Controle/Influência
de Área, Movimento
Ponto-a-Ponto, Ordem de
Fases Variável, Sistema
de Pontos de Ação
Descrição
Em Speculation, os jogadores
compram e vendem ações, tentando ter mais dinheiro no final do jogo que seus
oponentes.
Cada jogador tem uma mão de nove cartas, oito delas coincidem com as ações de empresas que estão disponíveis para compra, enquanto a nona carta é uma carta "Bank Holiday". Cada uma das oito empresas tem 2-5 shares disponíveis, dependendo do número de jogadores, e cada jogador começa com uma quota sorteada aleatoriamente. No início do jogo, coloque seis tiles de movimento (numeradas 1-6) em um saco e seis peças de ação (x3 comércio, um Ranking, Ranking -1, nenhuma ação) em outro saco, e a diversão começa!
Cada jogador tem uma mão de nove cartas, oito delas coincidem com as ações de empresas que estão disponíveis para compra, enquanto a nona carta é uma carta "Bank Holiday". Cada uma das oito empresas tem 2-5 shares disponíveis, dependendo do número de jogadores, e cada jogador começa com uma quota sorteada aleatoriamente. No início do jogo, coloque seis tiles de movimento (numeradas 1-6) em um saco e seis peças de ação (x3 comércio, um Ranking, Ranking -1, nenhuma ação) em outro saco, e a diversão começa!
Por: Valéria Monção Vasconcellos
Dominó é o jogo formado por
peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de
paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores
numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que
compõem este jogo.
O conjunto tradicional de
dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada
face retangular de dominó é dívida em duas partes quadradas, ou
"pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou
deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou
jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de
maneiras.
MECÂNICA
DO JOGO
A mecânica de Colocação de
Peças consiste em jogos em que o jogador deve colocar Peças (Tiles), geralmente
obedecendo regras especificas, para ganhar pontos.
A mecânica de Construção a
partir de modelo consiste em jogos onde os jogadores colocam componentes do
jogo em padrões específicos a fim ganhar pontos ou algum bônus.
A mecânica de Reconhecimento
de Padrão consiste em jogos onde geralmente o jogador deve reconhecer padrões
como números em sequência ou cores certas para poder realizar a jogada.
DOMÍNIO
Jogo abstrato
RELAÇÃO
DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Através do dominó podemos
classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto
educacional. Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano,
tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um
jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem
momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A
aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da
aprendizagem uma ação interessante e prazerosa.
É a tradução da palavra
japonesa para "fogos de artifício". É um jogo cooperativo no qual os
jogadores tentam criar o show perfeito de fogos de artifício, colocando as
cartas na mesa na ordem certa.
O baralho é composto por
cinco cores diferentes de cartas, numeradas de 1-5 em cada cor. Para cada cor,
os jogadores tentam colocar uma linha na ordem correta 1-5. Parece fácil,
certo? Bem, não exatamente. Como neste jogo você segura suas cartas de modo que
elas são visíveis apenas para os outros jogadores.
Para ajudar outros jogadores a jogar uma carta, você deve dar-lhes dicas sobre os números ou as cores. Os jogadores devem agir como uma equipe para evitar erros e terminar a queima de fogos antes que acabe as cartas.
Para ajudar outros jogadores a jogar uma carta, você deve dar-lhes dicas sobre os números ou as cores. Os jogadores devem agir como uma equipe para evitar erros e terminar a queima de fogos antes que acabe as cartas.
MECÂNICA
DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão
consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer
combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de
cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas
significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o
jogador.
A mecânica de Colocação de
Peças consiste em jogos em que o jogador deve colocar Peças (Tiles), geralmente
obedecendo regras especificas, para ganhar pontos.
A mecânica Cooperativo
consiste em dois fatores OBRIGATÓRIOS: todos os jogadores (sem exceção) jogam
juntos contra o tabuleiro E o jogo possui regras que simulam a IA (inteligência
artificial) do tabuleiro. Se algum desses dois fatores não estiver presente no
jogo, ele NÃO É cooperativo.
A mecânica de Memória
consiste no jogador guardar na sua memória peças, valores, detalhes para
conseguir atingir o seu objetivo. A ideia central é ser obrigado a lembrar algo
que é memorizado.
DOMÍNIO
Jogo
familiar
RELAÇÃO
DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Através do Hanabi, podemos trabalhar
com a ideia de cooperação. Esse jogo favorece a memorização, colaborando
com o entretenimento e a aprendizagem, pois ele favorece os desenvolvimentos
físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos
amigos.
Piratas fazem de tudo em
busca de fortuna e tesouros. Em Piratas! você é um capitão de um navio e deve
juntar o tesouro antes dos seus adversários, para isso vale saquear, pilhar e
guerrear! Juntando 5 tesouros você deve cuidar para não ser saqueado e acabar
sendo reconhecido como a grande lenda dos 7 mares.
MECÂNICA
DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão
consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer
combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de
cartas na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas
significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o
jogador.
A mecânica de Colecionar
Componentes consiste em encorajar os jogadores a colecionar um conjunto de
itens.
A mecânica Toma Essa
consiste em jogos onde o jogador ataca diretamente outros jogadores, fazendo-o
perder pontos de vida ou algo valioso, impedindo seu progresso no jogo. Jogos
com essa mecânica geralmente possuem um alto grau de interação entre os
jogadores.
DOMÍNIO
Jogos
Festivos
RELAÇÃO
DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
O jogo do Pirata vem
colaborar com o processo de desafio, pois o aluno se torna agente do seu
aprendizado, formulando hipóteses, onde a disputa se torna um processo dinâmico
e lúdico.
Sim, Mestre das Trevas! é um
party game com tema de fantasia com uma pegada leve e bem humorada. Para jogar
você precisa apenas de uma pitada de pensamento rápido, alguns amigos e a
vontade de se divertir muito.
O jogo é simples de aprender e fácil de jogar. Os perversos Servos de Rigor Mortis, o único e verdadeiro Gênio do Mal, retornam para casa após fracassarem pela milionésima vez em uma missão e precisam se justificar perante seu Mestre, inventando histórias, dando desculpas esfarrapadas e jogando a culpa em seus comparsas o máximo que for possível.
O jogo é simples de aprender e fácil de jogar. Os perversos Servos de Rigor Mortis, o único e verdadeiro Gênio do Mal, retornam para casa após fracassarem pela milionésima vez em uma missão e precisam se justificar perante seu Mestre, inventando histórias, dando desculpas esfarrapadas e jogando a culpa em seus comparsas o máximo que for possível.
A pessoa que jogar como o Gênio do Mal também tem um papel importante no jogo. Ele possui poder absoluto, e os Servos são seus comandados. Ele pode optar por puni-los ou continuar escutando suas explicações. Ele julga se suas desculpas fazem sentido ou se um dos Servos está hesitante ou desrespeitoso demais.
E para aqueles que não conseguirem inventar nenhuma desculpa, ele distribui Olhares Fulminantes...
MECÂNICA
DO JOGO
A mecânica de Gestão de Mão
consiste em jogos que utilizam cartas para jogar em sequência, como fazer
combos para levar vantagem no jogo ou em grupos que se junta um número de cartas
na mão para fazer um objetivo ou ganhar pontos. Administrar suas cartas
significa conseguir a jogada mais valiosa das cartas disponíveis para o
jogador.
A mecânica de Seleção de
Cartas consiste em jogos onde geralmente o jogador deve escolher cartas a
partir de um limitado número de cartas disponíveis, geralmente de uma área
comum.
A mecânica de Negociação
consiste nos jogadores trocarem itens de jogo entre si. Por exemplo, os
jogadores trocam diferentes tipos de feijão em Bohnanza, enquanto no Catan eles
trocam recursos.
A mecânica Toma Essa
consiste em jogos onde o jogador ataca diretamente outros jogadores, fazendo-o
perder level, pontos de vida ou algo valioso, impedindo seu progresso no jogo.
Jogos com essa mecânica geralmente possuem um alto grau de interação entre os
jogadores.
DOMÍNIO
Jogos
Festivos
RELAÇÃO
DO JOGO COM A APRENDIZAGEM
Esse é um tipo de jogo que
possui características que vão auxiliar no crescimento físico e mental do
jogador, sendo classificado como recreativo, cooperativo e narrativo. Neste
jogo narrativo, a estória não é simplesmente compreendida pelas pessoas, ela é
vivida e significada em processos narrativos que transformam essas pessoas em
personagens ativos.
Grupo Dédalo
Referência
Bibliográfica
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