quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A Física e a Bolinha

Por Lucas Moraes

Você é daqueles alunos que não gosta de física? Nunca entendeu?! Ou acha chato?!

Imagine um professor de Física e uma bolinha de borracha. Bolinha daquelas que ficam no shopping, basta colocar uma moeda para pegar. O que poderia sair disso?

Ainda não achou a relação, não é?

Nesse momento você está pensando "o que vai sair desse texto???"

Vamos lá, a bolinha de borracha ou melhor dizendo a esfera é muito útil no ensino da física. A Física não é uma ciência exata, mas sim uma ciência da natureza. As leis e fórmulas da física não são criadas. Elas sempre existiram e através de observação nós as interpretamos. Então nada mais coerente que usar um objeto real em sala de aula.

Pense comigo:

Se o professor soltar a bolinha o que acontece?
Ela cai.

Pois bem, o professor pode pedir para você calcular esse tempo de queda. Desenvolver a fórmula ou ainda calcular qual a força da gravidade naquele ponto.

Se o professor jogar a bolinha horizontamente o que vai acontecer?
A bolinha vai cair, mas em um outro ponto.

Pois bem, então é válido o professor mandar calcular isoladamente o movimento horizontal e vertical. Daí os próprios alunos deduzirem a fórmula.

Agora, se o professor lançar  a bolinha para frente em direção a parede?
A bolinha vai rolar até parar.

Pois bem, a partir daí o professor pode criar debates sobre o que faz essa bolinha parar ou não. E calcular o tempo e a distância. Ou seja, fazer a Física!!!

Agora imagine que nesse mesmo experimento a bolinha role role role e bata na parede. E volte rolando lentamente até parar.

O professor pode então abordar estruturas de pensamento mais complexas como: a natureza elástica da borracha,  Impulso, Conservação de Energia,  Terceira Lei de Newton, Forças envolvidas e etc.

O professor pode estimular o pensamento crítico e o debate. E nessa brincadeira é o aluno quem calcula/mede e cria as fórmulas.

Repare bem: isso tudo com uma bolinha de borracha!

Aaah, a Física é bonita, não?

2 comentários: