sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Como promover o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI utilizando jogos?

Por Biofísica Pedagótica

Segundo a UNESCO, a educação escolar no século XXI deve prezar pelo desenvolvimento de quatro grupos de saberes:

- o saber saber (cognitivo)
- o saber fazer (procedimentos)
- o saber conviver (sócio-emocional)
- o saber ser (cidadania)

Nesse mesmo contexto, destacam-se habilidades e competências de aprendizagem propostas para o século XXI que se baseiam no pensamento crítico, na criatividade, na comunicação e na colaboração.


De acordo com a organização norte-americana National Research Council, as competências para o século XXI podem ser agrupadas em três domínios: o cognitivo, o intrapessoal e o interpessoal. Tais competências podem ser compreendidas como um conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e competências que poderão auxiliar o aluno em sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Diante dessa multiplicidade de saberes e competências, a utilização pedagógica dos jogos torna-se uma importante ferramenta, como um instrumento capaz de auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dos jogos é possível desenvolver habilidades como: memorizar, interpretar, estabelecer e respeitar regras, comparar, analisar, deduzir, concluir, tomar decisões, trabalhar em grupos, colaborar, resolver problemas e aprender com os erros. Jogos exigem que os participantes resolvam uma variedade de problemas, alguns requerem uma aprendizagem padronizada outros exigem o pensamento crítico e a resolução de problemas. O cérebro deve avaliar analisar, planejar com antecedência, experimentar novas idéias para resolução do problema e/ou alcance do objetivo. Eles também promovem a colaboração em torno de objetivos comuns, e por sua vez, também requerem comunicação, indicando os desafios de se alcançar uma comunicação eficaz.


A resistência por parte do uso de jogos, dos mais variados, como ferramenta de aprendizagem vem da ideia equívoca de que os jogos não ensinam nada, pois não é dado o devido valor à experiência. As competências utilizadas nos jogos podem (e devem) ser transferidas e aplicadas para o mundo real, e o papel de transferência pode ser realizado pelo professor. Quanto às competências do século XXI (pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração) o principal desafio é que só é possível o aprendizado através da experiência, e a utilização dos jogos permite esse tipo de experiência e o desenvolvimento delas. A utilização dos jogos permite o desenvolvimento e a avaliação das competências do século XXI na sala de aula, se tornando um método valioso para envolvimento dos alunos.

O vídeo “How Games Prepare You for Life - Education: 21st Century Skills” (https://www.youtube.com/watch?v=0hoeAmqwvyY) resume a importância e como se pode promover o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI utilizando jogos. O vídeo pode ser visto aqui!



Referências Bibliográficas

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