Por Biofísica Pedagótica
Segundo a UNESCO, a educação escolar no
século XXI deve prezar pelo desenvolvimento de quatro grupos de saberes:
- o saber saber (cognitivo)
- o saber fazer (procedimentos)
- o saber conviver (sócio-emocional)
- o saber ser (cidadania)
Nesse mesmo contexto, destacam-se habilidades
e competências de aprendizagem propostas para o século XXI que se baseiam no
pensamento crítico, na criatividade, na comunicação e na colaboração.
De acordo com a organização norte-americana
National Research Council, as competências para o século XXI podem ser
agrupadas em três domínios: o cognitivo, o intrapessoal e o interpessoal. Tais
competências podem ser compreendidas como um conjunto de habilidades,
conhecimentos, atitudes e competências que poderão auxiliar o aluno em sua
formação acadêmica, profissional e pessoal.
Diante dessa multiplicidade de saberes e
competências, a utilização pedagógica dos jogos torna-se uma importante
ferramenta, como um instrumento capaz de auxiliá-los no processo de ensino e
aprendizagem. Por meio dos jogos é possível desenvolver habilidades como:
memorizar, interpretar, estabelecer e respeitar regras, comparar, analisar,
deduzir, concluir, tomar decisões, trabalhar em grupos, colaborar, resolver
problemas e aprender com os erros. Jogos exigem que os participantes resolvam
uma variedade de problemas, alguns requerem uma aprendizagem padronizada outros
exigem o pensamento crítico e a resolução de problemas. O cérebro deve avaliar
analisar, planejar com antecedência, experimentar novas idéias para resolução
do problema e/ou alcance do objetivo. Eles também promovem a colaboração em
torno de objetivos comuns, e por sua vez, também requerem comunicação, indicando
os desafios de se alcançar uma comunicação eficaz.
A resistência por parte do uso de jogos, dos
mais variados, como ferramenta de aprendizagem vem da ideia equívoca de que os
jogos não ensinam nada, pois não é dado o devido valor à experiência. As
competências utilizadas nos jogos podem (e devem) ser transferidas e aplicadas
para o mundo real, e o papel de transferência pode ser realizado pelo professor.
Quanto às competências do século XXI (pensamento crítico, criatividade,
comunicação e colaboração) o principal desafio é que só é possível o
aprendizado através da experiência, e a utilização dos jogos permite esse tipo
de experiência e o desenvolvimento delas. A utilização dos jogos permite o desenvolvimento
e a avaliação das competências do século XXI na sala de aula, se tornando um
método valioso para envolvimento dos alunos.
O vídeo “How Games Prepare You for Life - Education: 21st Century Skills” (https://www.youtube.com/watch?v=0hoeAmqwvyY) resume a importância e como se pode promover o desenvolvimento de
habilidades e competências do século XXI utilizando jogos. O vídeo pode ser visto aqui!
Referências
Bibliográficas
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