sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Competências e Habilidades dos Jogos de tabuleiro em sala de aula

Competências e Habilidades dos Jogos de tabuleiro em sala de aula

Percebe-se que para se jogar são necessárias competências e habilidades, uma vez que o jogo estabelece no jogador modalidades estruturais para relacionar regras, conteúdo, estratégias, e projetos. Essa estrutura incide no saber fazer, no que se refere ao jogar. Vale ressaltar que independentemente do tipo de ação que o jogo apresenta não se pode deixar de considerar, contudo, que algumas competências e habilidades necessárias para jogá-lo muitas vezes não estão relacionadas ao jogo, mas sim ao “suporte” em que este se dá, ou ainda a determinadas necessidades sociais. Nos jogos, de uma maneira geral, pode-se identificar uma exigência de competência de socialização por meio do respeito às regras, da descentralização necessária, do desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da obrigação que cada um tem de jogar na sua vez, da divisão do material, da aceitação da perda. No caso do jogador não possuir as competências e habilidades exigidas por um determinado jogo, poderemos deduzir que ele não consiga jogar. O jogo pode, portanto, ser utilizado como uma ferramenta para o exercício e desenvolvimento de competências e habilidades exigidas em uma determinada situação. Para  trabalhar efetivamente com o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, é necessário ter critérios bem definidos na hora de escolher e selecionar os jogos para se trabalhar em sala de aula. Eles devem ser indicados de acordo com os objetivos didáticos, e precisa ficar disponíveis em sala, de maneira á incentivar os alunos á ter autonomia e liberdade para escolher o jogo de sua preferência. Durante as partidas é importante que o educador tome nota do desempenho dos alunos, avaliando-os tanto com relação ao aspecto cognitivo, quanto ao aspecto atitudinal. Os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.

Para ilustrar, Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos (Revista Nova Escola /Educação)

Grupo Dédalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário