Por grupo EducAção
Utilizar jogos modernos de tabuleiro em sala de aula é um desafio. Ora o jogo é muito competitivo, ora muito chato. Isso não acontece com o Pandemic (pandemias, em português).
Pandemic é um jogo colaborativo. Ideal para desenvolver habilidades como cooperação, pensamento crítico e consciência cívica. Você deve resolver um problema: impedir uma doença de se espalhar mo mundo.
Envolve conhecimentos prévios de geografia, num jogo que inicialmente é de biologia, trabalhando a interdisciplinaridade. Você e seus alunos devem dominar fatores geográficos como: o clima ideal para a doença se propagar; como controlar a imigração para não espalhar a doença; controle do vetor causador. É importante conhecer doenças específicas a cada região. No caso do vetor ser um mosquito: saber em qual continente há um mosquito afim que poderia se somar ao primeiro.
Os jogadores se dividem em bombeiros, controladores de tráfego, médicos, químicos entre outros. A multualidade vem não só no campo do planejamento, mas também campo físico. No âmbito físico o aluno fica responsável por evacuar a cidade, por impedir que um contaminado saia desta e etc. Todas as funções são importantes para massificar a responsabilidade na mente dos alunos.
Este jogo permite ao aluno planejar o mundo com um problema real. Por sua vez ao professor compreender melhor o aluno.
O fator lidar com um problema real esta diretamente relacionado ao PBL (Problem Based Learning, aprendizagem baseada em problemas em português). É necessário dar ao aluno oportunidade de aplicar aquilo que aprendeu. Pois assim a aprendizagem é pertetuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário