A Utilização de Jogos no Ensino
Por Grupo Educação (Somos um grupo formado por professores e estudante da área da ciências naturais, humanas, educação e letras, buscamos métodos alternativos para melhorar a aprendizagem em sala de aula)
A utilização de jogos educativos modernos em sala de aula é um meio alternativo e eficaz de levar o conteúdo ao aluno e ter um retorno satisfatório.
Um fator interessante em trabalhar com jogos didáticos é que eles servem para todas as idades, sendo feitas poucas modificações para se adequar ao público.
Vale citar uma experiência bem-sucedida de um integrante do grupo que ainda no ensino médio participou de um projeto de Biologia que invertia o processo de criação do jogo, o projeto consistia em uma equipe de alunos projetarem um jogo em alta escala capaz de ensinar e entreter as demais turmas da escola. Foi feito um tabuleiro gigante utilizando papelão, desenhou-se uma floresta sobre o tabuleiro, com rios e pontes. O Jogo tinha como peças os próprios alunos, eles avançavam à medida que respondia a perguntas referentes a ecologia. Este jogo de caráter competitivo, se tornou muito relevante na aprendizagem interativa, além de integrar todos os alunos, considerando que cada “peça” do jogo representava uma equipe.
Os jogos têm a vantagem de serem repetitivos a seu modo, cito a título de exemplo o jogo Dominobre que se encontra na NEDIC (Núcleo de Pesquisa em Ensino e Divulgação de Ciências)que é um jogo na área da química onde o objetivo é fazer os alunos aprenderem nomes e símbolos do elementos da tabela periódica, mais especificamentea coluna dos gases nobres. O jogo se dá de peças do dominó tradicional, que é um jogo de conhecimento comum, sendo que no lugar de pontinhos indicando números tem-se o símbolo em um lado e o nome no outro lado da peça. Com a repetição das partidas o aluno se familiariza. Este método tem mais eficácia que o método tradicional de decorar os elementos.
O mais importante neste caso é que o aluno aprende, não decora. Toda vez que ele ver aquele símbolo irá associar ao elemento da tabela periódica situado na coluna dos gases nobres.
Essa preocupação com aprendizado é uma característica de uma renomada professora brasileira de física, a professora Elika Takimoto, preocupada com a eficiência da aprendizagem e em formar alunos com censo crítico, ela resolveu abrir sua aula de física a debates, tendo êxito em traçar despertar a curiosidade dos alunos e permitir que surjam dúvidas extremamente interessantes em suas aulas.
Neste contexto Piaget (1978) nos diz que o jogo é uma simples assimilação funcional ou reprodutória, e com a interiorização dos esquemas o jogo passa a assumir uma relevância maior no processo de assimilação, favorecendo assim o processo de desenvolvimento mental cognitivo.
Ainda cabe avaliar o uso da tecnologia, há jogos que envolvem ou não aparatos tecnológicos, e o interessante aqui é ter um feedback dos alunos se entretendo com um jogo educativo ou um debate interessante sem se preocupar com o seu celular.
O uso de jogos educativos é uma ferramenta válida e inovadora que se aplica em perpetuar o aprendizado, e tende a se expandir na sociedade acadêmica.
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