sexta-feira, 9 de setembro de 2016

(Grupo Biofísica Pedagótica) O que é PBL?

O que é? Como se faz? Quais são os fundamentos básicos e objetivos? Como pôr em prática dentro da sala de aula? Como se faz a avaliação?


A aplicação do método PBL (aprendizagem baseada em problemas/ fenômenos/ projetos) pode despertar muitas dúvidas. De início, pode-se dizer que a prática do PBL tem seu foco principal nos alunos e favorece o trabalho em grupo. O aluno é responsável pelo seu próprio estudo e aprendizado, tendo o professor o papel de mediador. A dependência da leitura como ferramenta única de aprendizagem é deixada de lado, e recorre-se aos debates, ao trabalho cooperativo, a apresentação/solução de problemas do mundo real, a aplicação de conhecimentos prévios obtidos e as trocas de informações em grupo.

           
          
              O PBL é um processo construtivo e não receptivo, os novos conceitos são aprendidos à medida que são relacionados com conceitos preexistentes. Além do conhecimento adquirido de forma ativa pelo aluno, a necessidade do estabelecimento de objetivos, da tomada de decisões (seleção de estratégias) e a avaliação de resultados obtidos são aprendizados essenciais no método/metodologia PBL. Outras habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e ao futuro profissional também são desenvolvidas como o senso crítico, a aceitação de opiniões diferentes e a construção de consenso.

                   

                    

Referências bibliográficas:
·       BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface —Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
·       Garcia, G. P. O ensino de engenharia e o método PBL. Seminário Internacional de Educação Superior. Anais Eletrônicos, 2014.
·       http://www.bie.org/

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