O que é? Como se faz?
Quais são os fundamentos básicos e objetivos? Como pôr em prática dentro da
sala de aula? Como se faz a avaliação?
A aplicação do método PBL (aprendizagem
baseada em problemas/ fenômenos/ projetos) pode despertar muitas dúvidas. De início, pode-se dizer que a prática do PBL tem
seu foco principal nos alunos e favorece o trabalho em grupo. O aluno é responsável
pelo seu próprio estudo e aprendizado, tendo o professor o papel de mediador.
A dependência
da leitura como ferramenta única de aprendizagem é deixada de lado, e
recorre-se aos debates, ao trabalho cooperativo, a apresentação/solução de
problemas do mundo real, a aplicação de conhecimentos prévios obtidos e as
trocas de informações em grupo.
O PBL é um processo construtivo e não receptivo, os novos conceitos são
aprendidos à medida que são relacionados com conceitos preexistentes. Além do
conhecimento adquirido de forma ativa pelo aluno, a necessidade do estabelecimento
de objetivos, da tomada de decisões (seleção de estratégias) e a avaliação de
resultados obtidos são aprendizados essenciais no método/metodologia PBL. Outras
habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e ao futuro profissional
também são desenvolvidas como o senso crítico, a aceitação de opiniões
diferentes e a construção de consenso.
Referências
bibliográficas:
· BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based
Learning: different words or different ways? Interface
—Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
· Garcia,
G. P. O ensino de engenharia e o método PBL. Seminário Internacional de
Educação Superior. Anais Eletrônicos, 2014.
Muito legal o resumo, gente! Deu pra entender bem o conceito!
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ResponderExcluirMuito bom os esquemas!!! Bom trabalho
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